Os Zés das Medalhas

A China ganhou mais ouros do que todo mundo, mas praticamente nenhum deles foi dos esportes coletivos. Mas o que quer dizer o fato de o país mais populoso do mundo não obter quase nada por equipes?
Que eles buscam esportes que dão muitas medalhas e não apenas duas por modalidade. E que é mais barato e com mais retorno garantido (quem é capitalista, afinal?) investir em dez levantadores de peso (de peso) do que em pelo menos 12 atletas do vôlei, que ainda brigam por ego.
No final, eles ficam à frente de todos? Ficam. Mas é mais divertido ver uma final no basquete ou no tiro? No arco e flecha ou no futebol? Mas e aí, o que prefere no final: emoção ou dinheiro?

Enquanto isso...
Quais e quantos vão ser os políticos que vão usar os atletas medalhistas nas campanhas?

Números que dizem alguma coisa. Será?
Bahamas conquistou duas medalhas na China. Isto representa uma medalha para cada 165,5 mil habitantes do país. A Jamaica, por sua vez, veria 246.727 pessoas ficarem com uma medalha cada. Já a Islândia fica em terceiro lugar. A sua única medalha (de prata) será dividida com toda a população, estimada em 316.252.

OK, mas chega de conversa fiada e vamos ao que interessa.

Por este ranking, os EUA ficam em 44º. (cada uma de suas 110 medalhas teria que ser rachada em 2,77 milhões de americanos). A China é a 68ª. (cada uma de suas 100 medalhas ficaria com 13,4 milhões). O Brasil é o 67º, o que representa que cada uma das 15 medalhas pertencem a 12,49 milhões de brasileiros.

Se ficou feliz em saber que o país está à frente da China, então saiba que a Argentina é a 62º. e Israel, o 63º.

Obviamente a Índia ficaria em último entre os países que levaram medalhas em Pequim (três medalhas divididas para 1,13 bilhão de indianos). Mas alguém já ouviu falar que a Índia gasta milhões em esportes?

Ainda nesta conta: já imaginou a cara de Phelps, Cielo e Bolt vendo seus ouros virando migalhas nas mãos de seus conterrâneos?

Comentários

Anónimo disse…
O melhor é ver a imprensa americana mudando a metodologia do ranking pra poder terminar na frente da China.

E final no tiro é adrena forte, velho. Quem pisca leva balaço na cabeça - é a regra.
FAFÁ disse…
babãe, quem cria esta estatísta deve no mínimo tomar extase
db disse…
caro freeko, se no tiro ainda a regra fosse esta mesma, concordaria com vc...
cara fafá, está cheio de gente que adora estes números e que criou até sites para isto... acredite se quiser