Médico do carro

Ir a uma oficina mecânica, das grandes, das famosas ou das mais fuleiras requer uma dose extra de paciência.
Claro que se você entra em uma delas não é porque acha que está tudo bem ou simplesmente quer saber que horas são. Ninguém vai ao médico por que tem certeza que está 100%. As pessoas vão aos médicos quando estão com alguma dor ou mesmo com alguma dúvida sobre uma eventual/possível/paranóico mal-estarzinho que seja.
Mecânica é a mesma coisa. Você entra querendo saber ou arrumar alguma coisa no veículo. Seja para trocar o óleo, calibrar o pneu ou para trocar tudo antes que dê PT.
Os médicos dos carros têm sempre solução para tudo. Mas este tudo custa sempre um dinheirinho (dinheirão) a mais.
Você pode até comprar um pacote fechado de serviços destes sites de compras antes para ficar mais sossegado. Daí você diz que quer apenas o que foi contratado: fazer o rodízio, alinhamento e trocar o óleo. Mas isto é só o que você diz. Em instantes chegarão diagnósticos e prognósticos dizendo que “tudo bem se não quiser trocar, mas o serviço não vai ficar100%” se você não trocar o amortecedor, o capô e até o espelhinho interno do passageiro.
Tá, mas e se eu quiser trocar, quanto sai? Bom, eles vão te cobrar uns 60 paus para cada lado. Cada lado? Porra! Tudo não é uma coisa só? E como assim “eles”?
“É, a loja, mas se deixar um cafezinho, damos um jeito”.
Então, bóra dar um jeito.
Mais dez minutos e vem o médico do carro novamente e diz que é preciso mostrar que o pneu não está 100%, ao menos um deles. Claro que não, o carro já tem 60 mil km. Queria um pneu novo de F-1 nele? Não, não. Este mais desgastado vira estepe e os demais continuam, ok? Deixa assim e depois eu vejo o que faço. Por que não fiz medicina veicular?

Comentários

o_argentino disse…
Um mecânico amigo informou: TODOS ganham em cima da peça que trocam. (custa 30, cobram 100, fora a mão-de-obra) Eles acham que é a única forma de ganharem dinheiro.