Conto de Chanuká

Enquanto isto, em um bar chique em Higienópolis...
- O próximo que falar eu perco a paciência e mando tomar no cu!
- Nossa, quanta raiva no coraçãozinho... Estamos em Chanuká, festa das luzes!
- Você diz isto porque não é você que tem que ficar respondendo a toda hora.
- Mas as pessoas têm culpa de não saber se você comemora ou não?
- Tá, elas não sabem. Até aí, posso até suportar. Mas qual é a graça nisto?
- Como assim?
- Não tem um que chega em mim e diz: “Feliz Chanuká, mas posso desejar isto a você?”. “Feliz Chanuká... hahahaha” ou “Não vou falar feliz Chanuká para você porque você não comemora, né?”
- Hahaha!
- Qual é a graça?
- Sei lá. Achei engraçado do jeito que você contou, só isto...
- Mas qual é a graça de alguém dizer “Feliz Chanuká” e depois rir? Qual é a graça só pelo fato de eu não ser judeu?
- Sei lá.
- Tá vendo. Ninguém é capaz de explicar, mas todo ano é a mesma coisa!
- Ué, diz logo que você comemora.
- E que diferença faz eu dizer que comemoro ou não? Isto vai mudar a vida das pessoas? Eu vou ser uma pessoa “normal” como elas? Eu vou ser bem aceita por elas por conta disto? Que porra de diferença fará na vida da pessoa.
- Curiosidade, sei lá.
- Se você quer desejar algo de bom para a pessoa, não precisa perguntar se a pessoa comemora ou não. Diga logo “feliz Chanuká, tudo de bom”. Porra, se é coisa boa, deseje logo para todos!
- ...
- Se falo que não comemoro, que não acendo as luzes, as pessoas dizem: “Nossa, que chato”, ou “Tadinho” ou mesmo “E daí você faz o que neste dia, você janta sozinho?”. Estou comendo a sua mãe, é a vontade que tenho de responder. Daí, se digo que comemoro, as pessoas dizem: “Ué, mas cristão comemora?” ou “Mas onde você comemora se na sua religião vocês não acreditam no milagre da luz?”. Quero saber quem disse que a gente não acredita nesta história.
- E acreditam?
- Porra! Só porque a festa não é nossa não quer dizer que não vamos respeitar a dos outros, , porra!
- Nossa, cadê o espírito de Chanuká? Ah, esqueci, você não comemora...
- Ah, vai tomar no c...
- Ei, cadê o espírito de festividade?
- Deve ter ficado no meio do sonho com doce de leite!
- Mas afinal, você comemora ou não?
- Eu avisei: vai tomar no cu!

Comentários

o_argentino disse…
Feliz Dia dos Desencapados!
Anónimo disse…
Dani, já entendi, já entendi... Feliz Ano Novo e Shana Tová!!!
FAFÁ disse…
O conto do cristão convertido!
Professor Boro disse…
Bonita a mensagem que muita gente é incapaz de entender: numa lagoa, se todos os patos são brancos, ser um pato marrom chama a atenção.

Ninguém se preocupa em ver que o pato é simplesmente um pato como qualquer outro.

Ninguém diz que pato branco lindo...

Dizem: olha o pato-feio.

Ser pato-feio não é nada fácil.

Ser um pato já é duro, ser feio é complicado, os dois então?

Chag Sameach, meu caro... e que o ser-humano aprenda que o preconceito é uma das maiores mediocridades do homem!