Quiz (versão 1999)

O jogo de alternativas é bem simples. São situações de trabalho em que você terá que adivinhar onde ocorrem. Para facilitar, há apenas duas respostas: empresa privada ou empresa pública. Para não facilitar nas questões, consideramos as funções de “diretor”, “gerente” e “você”, sendo que:
diretor = juiz ou secretário ou o que manda prender e soltar
gerente = chefe, editor ou subdiretor ou afins
você = peão ou soldado ou cabo ou um fudido mesmo

Vamos às questões. Bom divertimento e boa sorte (na sua empresa)

Bem ao seu lado, o diretor da empresa pede para o seu gerente para que você faça um determinado serviço, daqueles fáceis de fazer, mas que dão moral dentro da empresa. Mas eis que você percebe que o seu gerente resolve pegar o serviço sem falar nada para você. Onde você trabalha?
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Você já trabalhou a semana toda, cumpriu como deveria todas as horas do seu contrato de trabalho e mais um pouco. É uma sexta-feira e você está no bar e toca o telefone. Não tem nem tempo de falar algo e o seu chefe reclama de algo que vai te encher o saco por todo o fim de semana, mas que na segunda-feira você vai descobrir que não era nada demais e que nem errado havia. Então você trabalha em uma:
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Mais fácil ainda: O dia está abarrotado de coisas para fazer, o famoso “o bicho está pegando”. Eis que você olha para o lado e vê um diretor jogando paciência no computador.
a) Empresa privada
b) Empresa pública

“Você é imprescindível aqui” diz o chefe para você. Mas nega um aumento salarial e nem quer ouvir qualquer tipo de opinião sua. Onde você trabalha?
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Na quarta-feira o diretor avisa que todos terão que trabalhar no próximo sábado, dia em que você não estava de plantão. Isso é uma atitude de um chefe de uma:
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Quando você vai conversar com o seu chefe e diz que a carga de trabalho está pesada, que você merece um aumento, que a responsabilidade que está tendo não é condizente com aquilo que você ganha e o seu chefe vira e diz: “Mas você tem que entender que não há mais diferenças entre o meu cargo e o seu”. Isso quer dizer que você trabalha em uma:
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Você é remanejado dentro da empresa e recebe vários elogios. “Você é mais experiente, você é mais legal, você vai entender melhor, em você nós confiamos mais...”. Mas nada de receber uma promoção. Então quer dizer que você trabalha em uma:
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Daí você vê um gerente falar aos berros com um dos funcionários, destratando e fazendo piadas de gosto duvidoso e até preconceituosas. Este é o tipo de cena que se vê em uma:
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Um colega de trabalho, que tem a mesma função que a sua, passa por cima da ordem do chefe, passa por cima de você e o chefe, mesmo vendo tudo isso, dá uma risadinha e diz que “isso vai passar”, “não liga”. Claro que você, o mau caráter e o seu chefe trabalham em uma:
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Esta é fácil. Tem uma pessoa que não faz nada o dia inteiro. Finge que trabalha, dá risada junto com o chefe, fica só vendo sites que não interessam profissionalmente e você e todo mundo vê o cara mais no café do que na mesa trabalhando. Passa mais de ano e esse funcionário não é demitido. Então você trabalha em uma:
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Daí o cara que está de saco cheio resolve fazer um jogo de alternativas com todas as histórias de trabalho que já ouviu e resolve botar isto no blog dele. Claro que ele conta com a ajuda de mais duas mãos. Isto siginifica que ambos trabalham em uma:
a) Empresa privada
b) Empresa pública

Parabéns. Se você respondeu na maioria "a", você acertou. Se respondeu a maioria "b", você acertou. E acaba descobrir que: não existe trabalho ruim, ruim é ter que aguentar encheção de saco

Comentários

FAFÁ disse…
putz e agora? ñ sei mais em qual trabalho!
Marcelo disse…
Olha, já consegui identificar a maioria dos figuras - especialmente o do jogo de paciência, hehe. Cláaaaasica... Mas alguns você me conta a história pessoalmente. abs
o_argentino disse…
todos os trabalhos são ruins, todas as empresas são iguais.... felizes são as putas, que ganham pra fazer sexo e são autônomas
Priscila disse…
na boa, só nao pulei da janela porque ESTOU DE FÉRIAS.
Saudades de vc, vai fazer falta. Mas fiquei muito feliz por vc, parabéns!!
E viva o corporativismo!
Camila disse…
e se tem dia que você ama seu trabalho, dá graça a deus por estar nele, e tem dia que quer se jogar num poço, morrer, desaparecer? ok, o problema sou eu, mesmo. mas na boa, SENSACIONAL o texto
Márcia disse…
Humm desculpa, lo siento, mas vou te deixar mais puto: o melhor é ter o seu pp. negócio, mesmo que nao ganhe rios de dinheiro te faz feliz 5 dias por semana. Uhuu