Comunicação numa hora destas?


Por que duas pessoas que cresceram sob o mesmo teto não conseguem se entender?
Não é por falta de comunicação. É um engano tradicional dizer que relacionamentos, de qualquer tipo, não duram porque não há comunicação.

Em qualquer tipo de relacionamento há comunicação. Os surdos conseguem manter uma discussão em qualquer lugar do planeta. O problema não é a comunicação, mas o que e como é dito.

Você não precisa dialogar todos os dias para se entender com o próximo. Se isto desse certo, o Oriente Médio seria um centro budista (sem conotações com religião, por favor).

O problema está em como cada uma das partes aprendeu a se comunicar. E como se aprende as coisas com seus ídolos, com seus heróis, enfim, com seus pais, as partes envolvidas têm a mesma comunicação. Porque na escola se aprende a ler e a escrever. Em casa se aprende a comunicar. Seja com palavras, com palavrões, com gestos, com gestuais.

Isto explica porque irmãos não conseguem se entender mesmo quando há mínimas diferenças ideológicas entre eles. Porque cresceram sob a mesma educação. Não conseguem enxergar que o que incomoda no outro é justamente o que faz. Não percebem que usar o que foi dito contra o outro não acrescentará em nada numa (re) união.

Não percebem que mesmo depois de terem crescido ainda falta maturidade. Ao menos para uma das partes. Para se chegar a um acordo, a um consenso, a um abraço afetuoso não é preciso que um ceda, é preciso que os dois sejam adultos. Porque se apenas um efetivamente passou pela infância e adolescência, vira papo de adulto chato ou de criança birrenta. E novamente a comunicação vai voltar para baixo daquele mesmo teto onde foram criados.

Comentários

Janaina disse…
É...esclarecedor!