Minha vida de catraca: Academia Viação

Tá sem grana para manter o corpinho malhado? Não consegue achar um tempinho nesta vida corrida para poder fazer um pouco de ginástica? Quer porque quer acabar com aquelas gordurinhas embaixo do braço?
Então, seu problema está resolvido. Passe a andar de busão!

Exercício para os braços.
Simples. Pegue um busão bem cheio. Não muito lotado, porque daí você pode acabar se apoiando em alguém. O ideal é o busão tá bem cheio, daqueles que a cada freada é obrigado a fazer um esforço além da conta para não desabar sobre alguém (sim, porque em busão bem cheio o limite não é o chão, mas o passageiro ao lado). Procure ainda pegar no corrimão no alto. Assim, vai fortalecer justamente a região abaixo dos braços que adora ficar balançando quando você bota uma camisa curta. Caso você seja homem e queria ficar com aquele “muquinho”, então faz o seguinte: pegue no corrimão com a mão invertida. Como o ônibus estará bem cheio, você dificilmente estará segurando com as duas mãos. Assim sendo, lembre-se de dividir um pouco o exercício para os dois braços.

Abdômen.
Tem duas alternativas, mas em ambas é preciso que esteja carregando uma mochila bem pesada.. Procure sentar quando o busão estiver lotado. Depois disto, procure ajudar o máximo de pessoas possíveis. Bote o peso sobre o corpo, de preferência próximo do abdômen. Isto ajuda ainda a ganhar reforço muscular nas coxas.
O abdômen também poderá ser trabalhado quando o busão está vazio ou quando não tem muito trânsito. Sabe aqueles motoristas que queriam ter trabalhado no Metrô? Aqueles que adoram passar por todos os pontos sem parar? Então, lembre-se de estar sentado. Na primeira puta freada, você terá a chance de se segurar com as pernas e principalmente usando o abdômen. É tiro e queda!

Ombro.
Carregue peso além da conta na mochila. Mas nada que ocupe muito espaço, afinal você pode acabar machucando alguém dentro do ônibus, pode acabar acertando a boca de uma senhora sem querer, e daí vai ser uma puta confusão. Como o busão dificilmente vai estar vazio, lembre-se de dividir o peso igualmente em cada um dos ombros.

Pernas.
Além do aeróbico (leia mais abaixo), você terá que estar com elas em dia se por alguma razão não conseguir segurar prontamente o corrimão. Claro, porque dependendo do seu tamanho ou do tamanho de pessoas que estiverem no veículo, você vai no máximo botar o canto dos dedos no corrimão ajudando apenas a manter o equilíbrio. Assim sendo, sem os braços fazendo esforço, será bem necessário que suas pernas façam toda a força e te deixem em pé. Eu, na minha simplicidade, sugiro que não se faça isto muitas vezes. O risco do motorista dar uma freada brusca ou mesmo dele entrar em um dos milhões de buracos da cidade, pode custar todo o seu exercício ao esbarrar fortemente em algum companheiro de viagem.
Outra forma que usará as pernas será na hora de subir ou descer nos ônibus. Como a maioria dos veículos o degrau é alto pra caramba, lembre-se que vai ter que fazer um esforço com as pernas. Mas lembre-se de apoiar as mãos no corrimão, porque o motorista tem um prazer quase que sexual ao ver as pessoas perdendo o equilíbrio assim que pisam no busão. Na hora de descer do busão, você também terá uma ótima oportunidade para se cuidar. Como o motorista raramente pára perto da guia, treine o salto. Se estiver chovendo, melhor ainda. Afinal, o motorista adora deixar as pessoas pisarem nas poças d´água e assim, você terá que fazer um belo esforço de impulsão e nas batatas da perna para ultrapassar a poça.


Aeróbico.
Sempre procure não estar no ponto quando o busão estiver próximo. Assim, você vai correr muito para que o motorista te veja. Caso você não tenha sorte, ou seja, o motorista te viu, então o exercício vai ser ainda mais lega. Afinal, o motorista vai dar uma boa acelerada só pra te assustar e ver você correndo mais que o normal para parar alguns metros além do ponto.

Se você acha que estou tirando sarro, lembre-se: já viu alguma catraca acima do peso?

Veja também (clique em cima do texto):
Minha vida de catraca: a primeira vez
Minha vida de catraca: Aula de direito criminal

Comentários

FAFÁ disse…
ônibus em SP é cultura, saúde e acima de tudo socialização
Não tem como a plataforma dos possíveis prefeitos ser outra coisa que não o transporte público. Escrevi um hoje também sobre busão e outras cositas. hehehe, todos sofrendo do mesmo mal
o_argentino disse…
Ótima crônica sobre a vida na metrópole!